info@madeiraacessivelbywheelchair.com

+351 918 133 503



Serviços




Monte Palace


Localizado no Jardim Tropical Monte Palace, o museu alberga duas coleções em regime permanente, uma de minerais e outra de escultura contemporânea do Zimbabwe.
No século XVIII, o cônsul inglês Charles Murray comprou uma propriedade a sul da igreja do Monte transformando-a numa belíssima quinta, então chamada “Quinta do Prazer”. Em 1897, Alfredo Guilherme Rodrigues adquiriu a referida quinta e, inspirado nos palácios que havia visto nas margens do rio Reno, construiu uma residência com caraterísticas de palácio que, mais tarde, foi transformada num hotel com o nome de "Monte Palace Hotel".
Este hotel, na altura, era frequentado por pessoas importantes, nacionais e estrangeiras, que apreciavam este maravilhoso recanto pela sua esplendorosa vista sobre o Funchal e toda a paisagem natural circundante. Em 1943, Alfredo Guilherme Rodrigues faleceu. Infelizmente, a sua família não deu continuidade ao seu projeto, o que originou o encerramento do hotel, pelo que o imóvel passou para as mãos da instituição financeira “Caixa Económica do Funchal”.
Em 1987, aquela instituição financeira vendeu a propriedade ao empresário José Manuel Rodrigues Berardo que, por sua vez, a doou à Fundação que o próprio fundou e à qual deu o seu nome. Assim nasceu o Jardim Tropical Monte Palace. Desde então, o Jardim Tropical tem sido enriquecido com plantas exóticas endémicas de vários países (cicas e próteas da África do Sul, azáleas da Bélgica, urzes da Escócia, etc.), assim como, com plantas indígenas da floresta madeirense Laurissilva (fetos, cedros, loureiros, etc.). As lagoas também foram enriquecidas com a introdução de peixes Koi, que apresentam aos visitantes uma esplêndida variedade cromática.
Os passeios do jardim estão enriquecidos com ornamentações ostentosas em cantaria, por janelas, nichos, pagodes, budas, lanternas e esculturas de diferentes partes do mundo, culturas e épocas. Também é possível apreciar uma coleção de azulejaria (séc. XV-XX), num painel composto por 166 azulejos vidrados de terracota, cujo título é “A Aventura dos Portuguesas no Japão”, e um grupo de 40 painéis que retratam a História de Portugal, incluindo os acontecimentos mais importantes dos reinados e das repúblicas.
 
Horário de Funcionamento: 
Segunda-Feira - Domingo: 10:00 - 16:30
 
Pausa/Interrupção: 
 






« Voltar